Félix Pagaimo Photography

Perdido pela fotografia, possuído pela beleza, sugado pela tua existência. Aqui está o que vejo por trás das lentes.

Mercados e Feiras

No passado falei aqui no blog acerca da mais valia de termos no nosso país mercados em quase todas cidades e vilas e feiras que se realizam com grande regularidade. A minha referência deveu-se ao facto destes locais serem de uma enorme riqueza fotográfica sobretudo para quem gosta de fotografia de rua e não tem grandes barreiras relativas à aproximação ao público em busca do tal disparo.

Nas feiras e mercados, como em qualquer outro lugar, existem pontos positivos e negativos relativamente à fotografia. Em ambos os locais as pessoas estão constantemente distraídas, é fácil a aproximação sem que percebam. Ao contrário do que se pensa inicialmente, não são assim tantas as reacções negativas, dou o exemplo das minhas últimas três experiências no mercado de Silves, feira de Barcelos e feira de Tocha, só nesta última tive uma reacção mais acesa que resolvi mais facilmente respondendo em Inglês, lol, é a minha nova forma de conseguir paz instantânea.

No geral as respostas são de aceitação já que as pessoas ficam de certa forma contentes por alguém apreciar o que fazem, por alguém ver a parte bela de se ser vendedor. Como grande ponto positivo  fica connosco a interacção com as pessoas que não se importam de ser fotografadas (resultante da primeira foto estive à conversa com as senhoras, provoquei algumas gargalhadas e até tive desconto num kilo de marmelos, lol) e com outros fotógrafos que partilham do mesmo fascínio por estes locais.

Como sugestão dou apenas o uso de uma máquina fotográfica pequena, que passe despercebida, deste modo vão conseguir mais capturas em que a expressão facial e atitudes não mudam, momentos mais reais por assim dizer, sem pose. Se como eu só fazem uso da vossa dslr deixem o grip em casa e esqueçam o flash externo (se possível claro já que dentro dos mercados a luz é normalmente muito pobre).

Podem encontrar estas e outras fotos nas minhas contas do Flickr500px, espero que vos tenha servido de inspiração. 

Bom fim de semana a todos e boas fotos.

  1. f3lixphotography posted this