Félix Pagaimo Photography

Perdido pela fotografia, possuído pela beleza, sugado pela tua existência. Aqui está o que vejo por trás das lentes.

Serendipismo

Uma das melhores coisas na fotografia de rua é a possibilidade da descoberta de novos elementos pelo consumidor final de uma determinada foto. Isto claro pode também acontecer ao fotógrafo, o autor da fotografia.

Quando acontece ficamos especados como uma criança perante um presente inusitado. Aconteceu-me imenso desde que começei a fotografar e mais recentemente com a seguinte foto:

Girls Only Bus Stop por Félix Pagaimo


Esta situação descreve-se de forma directa com um termo que poucos conhecem e que, curiosamente, só hoje partilho com outro alguém: serendipismo. O acto de descobrir algo rico ao acaso.

Quanto à foto, só quando começei a editar esta que me pareceu apenas uma boa composição, percebi que na paragem só se encontram mulheres. Nove pessoas numa paragem de autocarro e são todas mulheres. Não é fantástico? E ainda mais porque apesar de as ter fotografado não reparei neste pormenor de imediato.

É facto entre os fotógrafos de rua que as pessoas interessantes saem normalmente de casa pela manhã, mas tenho percebido que é também durante esta parte do dia que acontecem os melhores momentos, dignos de registo. Este, acidentalmente, foi um deles.


Surpresa Fotográfica

Os fotógrafos adolescentes Vanessa Hollander e Wilson Philippe embarcaram numa viagem de moto de dez dias pela Mongólia no verão passado, a sua missão era dar retratos em fotos instantâneas a Mongóis que nunca tinham visto uma foto antes. Para além disso fizeram e partilharam o vídeo acima que mostra algumas reacções dos seus sujeitos fotográficos.

Segundo Vanessa e Wilson:

cada pessoa fotografada realmente valorizou e protegeu a sua Polaroid (recesosas que quisessemos ficar com elas), e mal nos deixou ver o resultado depois de revelada! As crianças afastavam-se automaticamente para guardar aquela que era a primeira foto de si próprios. Foi uma grande e humilde experiência que nos mostrou o quanto uma fotografia pode significar para pessoas que nunca viram uma antes. Ainda que muita gente afirme que desejaria fugir desta bagunça tecnológica existente nos países desenvolvidos, algumas vezes tendemos a retirar a beleza de algumas dessas tecnologias, como a fotografia por exemplo, que tomamos como garantida.

A não que sejas um odiador de fotografia, este vídeo deverá criar um sorriso na tua cara e um sentimento interessante no teu coração! ;)

Texto retirado de PetaPixel, adaptado e traduzido por Félix Pagaimo.